Quarta, 11 Setembro 2019 16:19

1º Festival de Pipas em Santo Afonso-MT

WhatsApp Image 2019 09 11 at 17.11.50 3No dia 31 de Agosto aconteceu no município de Santo Afonso o 1º Festival de Pipas, iniciativa do Centro de Referencia em Assistência Social com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Esporte , Conselho Tutelar , Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Policia Militar, com às crianças atendidas e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) ofertado dentro do CRAS.
O Projeto foi elaborado pelas técnicas de referencia do CRAS, Assistente Social Eunice Camargo e Psicóloga Beatriz Merejolli, juntamente com a Orientadora Social Hosana José, Coordenação e colaboração de toda equipe que compõe a Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS.
Projeto com objetivo de conhecer a brincadeira mais antiga ( quando surgiu em meio a confecção) ; Reconhecer Medidas; Socialização entre Famílias; Integrar o senso comum e a curiosidade dos usuários ; Estabelecer a importância da brincadeira quanto ao uso ( material e lugar de soltar); Compreender perigos nos ambientes e no corpo.
Sob orientação dos profissionais, as crianças e adolescentes construíram suas pipas dentro do cras, promovendo bons momentos de diversão. E como não poderia ser diferente, as crianças e adolescentes aprenderam ainda sobre a segurança relacionada à pipa, dentro as principais orientações, os cuidados em não utilizar materiais cortantes como o cerol e não soltar pipas em locais perigosos, como áreas próximas as redes elétricas, sendo possível se divertir sem riscos.
Juntamente com a construção e orientações de segurança, as crianças conheceram também a historia das pipas. “ As pipas nasceram na china antiga , sabe-se que por volta do ano 1.200 a.c foram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pipas eram mensagens transmitidas á distancia entre crianças e todas as culturas.
O evento aconteceu no Campo Society saída para Tangara da Serra-mt. Onde as crianças e Adolescentes puderam se divertir com a tradicional brincadeira de “soltar pipa” criando que vinculo espetacular com as familiares, pai , mãe , ( Família ) que puderam ajudar na competição. Contamos com premiação em três categorias, respeitando as idades sendo elas premiadas em 1º,2º e 3º lugar. Foi distribuído no evento geladinho , água mineral, pirulitos , balas e muita diversão.